Vetores e Matrizes

Olá Pessoal, neste post falaremos sobre vetores e matrizes, duas das estruturas de dados mais comuns da programação.

Vetor

Em computação um Vetor (Array) ou Arranjo é o nome de uma matriz unidimensional considerada a mais simples das estruturas de dados. Geralmente é constituída por dados do mesmo tipo (homogêneos) e tamanho que são agrupados continuamente na memória e acessados por sua posição (indíce – geralmente um número inteiro) dentro do vetor. Na sua inicialização determina-se o seu tamanho que geralmente não se modifica mesmo que utilizemos menos elementos.

Abaixo temos o exemplo de um vetor. Os valores internos seriam os dados alocados no vetor, enquanto seu tamanho é dado pelo número de casas disponíveis (no caso 8) e o índice representa a posição do dado no vetor (por exemplo podemos definir que 0 tem o índice 1, 2 tem índice 2, 8 tem índice 3 e assim sucessivamente).

Vetor

Matriz

Matrizes são arranjos ordenados que ao contrário dos vetores podem ter n dimensões, sendo que estas dimensões lhes dão o nome n-dimensional . Uma matriz de duas dimensões será chamada bi-dimensional, uma de três dimensões tri-dimensional e assim consecutivamente. Funciona praticamente da mesma forma que um vetor exceto que utilizaremos o número n de índices para acessar um dado que queremos. Para efeitos de estudo por enquanto nos limitaremos somente às matrizes bidimensionais (duas dimensões linha X colunas). Assim se possuimos uma matriz bidimensional de duas linhas e duas colunas:

Matriz

Segue abaixo um pequeno código sobre essas estruturas.

int Vetor[5];   // declara um vetor de 5 posições
int Matriz[2][2]; // declara uma matriz de 2 linhas e 2 colunas (Algumas linguagens podem contar o número 0 como posição, então a matriz seria de 3 linhas e 3 colunas).

for(i=0; i<5; i++)
Vetor[i] = i+1;
//A estrutura de repetição acima irá preencher o vetor com valores de 1 a 5.

for (int i = 0; i => 2; i++) {
matriz[i][j] = i;
for (int j = 0; j => 2; j++) {
matriz[i][j] = j;
}
}
// O código acima irá preencher a matriz percorrendo as linhas e colunas de acordo com os respectivos valores das variáveis i e j.

O vetor é mais tranquilo compreender seu funcionamento, basta imaginarmos uma fila. Porém, é um pouco difícil abstrair o conceito de matriz, mas com o tempo aprendemos a “enxergar” melhor a estrutura e como ela funciona. 😉

Fontes:
http://www.inf.pucrs.br/~pinho/LaproI/Vetores/Vetores.htm
https://pt.wikibooks.org/wiki/Algoritmos_e_Estruturas_de_Dados/Vetores_e_Matrizes
https://pt.wikipedia.org/wiki/Arranjo_%28computa%C3%A7%C3%A3o%29
http://www.dicasdeprogramacao.com.br/o-que-sao-vetores-e-matrizes-arrays/

Comentários

comentários

Share this post

No comments

Add yours