“Olá, Mundo!”

Olá pessoal! como primeiro post do Blog do Badox, nada melhor do que um “Olá, Mundo!” 😀 . O “Hello World!” ou “Olá, Mundo!” é o ponto de partida para quem está aprendendo programação, porém este programinha representa muito mais do que isso. Ele é um código pequeno e serve de teste para saber se a ferramenta de desenvolvimento instalada  está ok. Um programa semelhante a ele é o “Algoritmo de Trabb Pardo-Knuth”, desenvolvido com um propósito semelhante.

A sequencia de como o Algoritmo de Trabb Pardo-Knuth é executado está descrito abaixo:

peça por 11 números para serem lidos em uma sequência S
inverta a sequência S
para cada item na sequência S
faça uma operação
se o resultado ultrapassar o limite
alertar usuário
senão
imprimir resultado

Seus autores, Donald Knith e Luis Trabb, criaram o algoritmo de TPK para acompanhar a evolução das linguagens de programação. O algoritmo de TPK é um programa contendo vetores, índices, funções matemáticas, condicionais e iterações. Dessa forma, vários aspectos e conceitos das linguagens eram testados e descritos.

Praticamente todas as linguagens de programação possuem um Wizard ou um conjunto de configurações para que o ambiente de desenvolvimento funcione corretamente. O código “Olá, Mundo” também funciona como um teste para que o desenvolvedor saiba que o ambiente está devidamente “setado”, quanto para iniciantes se acostumarem com a sintaxe e a forma de programar. O primeiro programa “Olá, Mundo” que se tem notícia foi desenvolvido na Linguagem B, o código foi descrito num livro para iniciantes. A seguir, alguns exemplos de “Olá, Mundo!” em algumas linguagens. 😉

C++:

#include <iostream>

using namespace std;

int main()
{
cout << “Olá, Mundo!” << endl;
return 0;
}

C#:

using System;

namespace Teste
{
class OlaMundo
{
static void Main()
{
Console.WriteLine(“Olá, Mundo!”);
}
}
}

Java:

public class OlaMundo {
public static void main(String[] args) {
System.out.println("Olá, Mundo!");
}
}

Pascal(postei pela nostalgia):

program OlaMundo(output);
begin
WriteLn('Olá, Mundo!');
end;

Cada linguagem com sua sintaxe, até o próximo post pessoal!

Comentários

comentários

Share this post

No comments

Add yours