Lista, Fila e Pilha

E aí pessoas! Seguindo a serie sobre estruturas de dados, temos mais 3 estruturas para conhecer: lista, fila e pilha. Após conhecermos o conceito de vetores e matrizes, imagino que os 3 novos conceitos que veremos hoje não serão tão complicados assim.

Lista

Uma Lista é uma estrutura de dados linear. Uma lista ligada, também chamada de encadeada, é linear e dinâmica, é composta por nós que apontam para o próximo elemento da lista, o último elemento apontará para nulo. Para compor uma lista encadeada, basta guardar seu primeiro elemento.

listaencadeada

Fila

As filas são estruturas baseadas no princípio FIFO (first in, first out), em que os elementos que foram inseridos no início são os primeiros a serem removidos. Uma fila possui duas funções básicas: ENQUEUE, que adiciona um elemento ao final da fila, e DEQUEUE, que remove o elemento no início da fila. A operação DEQUEUE só pode ser aplicada se a fila não estiver vazia, causando um erro de underflow ou fila vazia se esta operação for realizada nesta situação.

fifo

Pilha

A pilha é uma estrutura de dados baseada no princípio LIFO (LAST in, FIRST out), na qual os dados que foram inseridos primeiros na pilha serão os últimos a serem removidos. Existem duas funções que se aplicam a todas as pilhas: PUSH, que insere um dado no topo da pilha, e POP, que remove o item no topo da pilha.

lifo

Espero ter ajudado a esclarecer um pouco mais sobre essas 3 estruturas! Até Mais! :)

Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Estrutura_de_dados
http://terminaldeinformacao.com/2013/07/23/entendendo-pilha-e-fila/
https://www.caelum.com.br/apostila-java-estrutura-dados/pilhas/#6-7-api-do-java

Comentários

comentários

Share this post

No comments

Add yours