História do computador [Parte 1]

Todos os dias interagimos com máquinas, ligamos nossos computadores ou notebooks, navegamos na internet, escutamos música e etc. Enfim, tudo está cada vez mais automatizado e interligado por máquinas, estamos mais conectados do que nunca, mas qual é a história do computador? Como tudo começou? Iremos fazer uma breve viagem sobre alguns pontos da historia do computador, Bora?

O computador é uma máquina de calcular, então vamos para a primeira calculadora criada. O ábaco era a ferramenta que os povos da antiguidade utilizavam para fazer seus cálculos diários, como a soma e a subtração. O primeiro registro que se tem do ábaco é de 5500 A.C. na Mesopotâmia, porém o Egito, Grécia, Roma, China e etc, utilizaram também dessa ferramenta.

abaco

O ábaco

Bom, vamos entrar na nossa cápsula do tempo e parar em 1642 quando Blaise Pascal criou a primeira calculadora mecânica, a Máquina de Pascal. Seu intuito era de que sua máquina que fizesse as 4 operações básicas matemáticas. Porém após criá-la isso não funcionou muito bem, a máquina era capaz apenas de subtrair e somar, por isso não foi muito acolhida na época. Pouco tempo depois, Gottfried Leibniz conseguiu criar uma calculadora mecânica que efetuava a multiplicação e divisão através de
uma série de somas e subtrações, mas sua máquina era sujeita a muitos erros, além de ser mais difícil de operar. =/

2pascal

Máquina de Pascal

Em 1801 Joseph Marie Jacquard inventou um tear mecânico controlado por grandes cartões perfurados, sendo capaz de tecer tecidos com desenhos. Sua máquina de tear fez tanto sucesso que várias pessoas ameaçaram Jacquard com medo de perderem seus empregos para a máquina.

Charles Babbage ficou sabendo da ideia de Jacquard e em 1837 começou a desenvolver uma máquina de tecer números. O projeto de Babbage foi de utilizar cartões perfurados para realizar operações matemáticas, a ideia inicial era calcular polinômios por meio de diferenças. Ada Augusta ou Lady Lovelace, auxiliava Babbage com os cartões(instruções) que a máquina recebia. Assim ela foi considerada a primeira programadora pelo fato de “escrever” as instruções nos cartões que a máquina de tecer números de Babbage utilizava.

3Maquina_babbage

Máquina criada por Babbage

Gottfried Leibniz, sim aquele que tentou melhorar a Máquina de Pascal, já havia desenvolvido de maneira formal e matemática o sistema binário apresentando conceitos como verdadeiro e falso, ligado e desligado. Mas somente em 1854 George Boole conseguiu publicar a álgebra booleana um sistema que podia ser utilizado para o processamento computacional, feito que Leibniz não conseguiu em seu tempo dado a complexidade e tecnologia.

Ainda na saga dos cartões perfurados, o Dr. Herman Hollerith inventou uma máquina em 1890 capaz de processar dados dos censos na época. A máquina Hollerith processava dados através dos cartões através dos seus furos, onde houvesse um buraco no cartão a maquina passava por ele e fechava contato incrementando +1 nos dados.

4hollerith

Salvou o censo de 1890!

O primeiro computador eletromecânico foi construido em 1936 por um engenheiro alemão chamado Konrad Kuse, a máquina foi batizada de Z1. Ele utilizava relés que executavam os cálculos e dados lidos em fitas perfuradas. Durante o período da guerra o projeto do Z1 ficaram parados, dando chance assim dos americanos construirem o famoso ENIAC que utilizava válvulas e conseguia executar 500 multiplicações por segundo!

  • ENIAC

    ENIAC

    5_Z1

    Z1

 

 

 

 

 

 

 

Nesse mesmo tempo Alan Turing e seus colegas estavam construindo o Enigma, a famosa máquina feita para quebrar a criptografia das comunicações alemãs. Turing trabalhou num sistema que foi chamado de Colossus, um enorme emaranhado de servo-motores e metal, considerado um precursor dos computadores digitais. Outra informação importante na linha de tempo da história do computador foi escrita por Von Neumann ao formalizar o projeto lógico de um computador, guardando suas instruções básicas na memória do computador. Naquele tempo essas instruções eram lidas através de cartões um por um, com o modelo de Neumann essas informações seriam lidas eletronicamente e de forma rápida. Este é o modelo usado até hoje nos processadores.

Acompanhe a parte 2 clicando aqui!

Comentários

comentários

Share this post

No comments

Add yours