Computação na cabeça!

Oi, eu sou o Badox! No episódio de hoje iremos conhecer um pouco sobre o curso de SI(Sistemas de Informações). Me lembro que uma das dúvidas que tive quando decidi atuar com informática foi a escolha de qual curso fazer. Neste post iremos dar uma pincelada sobre alguns outros cursos de TI e suas definições. Bora?

Ciência da Computação

O nome “Ciência da Computação” nasceu por conta do crescimento das máquinas digitais por volta da década de 1940. Alan Turing ajudou a consolidar o termo quando construiu a Maquina de Turing, que mais tarde evoluiu para o computador moderno. Enfim, este curso abriga várias disciplinas sobre computação, hardware, software, redes, instrumentos computacionais. A própria extensão do curso amplia o campo de atuação, dificultando assim a definição do curso. Mas poderíamos dizer que o profissional de Ciência da Computação seria como um híbrido, que pode atuar no desenvolvimento de sistemas simples de estoque, criação de protótipos de hardware, redes neurais(Inteligência Artificial) até complexos sistemas de aviação.

Engenharia da Computação

O curso de Engenharia da Computação engloba projetos, construção e sistemas que integram hardware e software nos mais diferentes níveis. Ou seja, a combinação hardware + software + sistema controlando os dois é a pedida do curso. Quem deseja fazer este curso deve gostar e estar preparado para aprender, conceitos de eletrônica, hardware e periféricos, programação, sinais e é claro, matemática hehehe. Os estudantes durante o curso criam projetos de hardware e desenvolvem sistemas que irão controlar os periféricos que eles próprios construiram.

Sistemas de Informação

Por último mas não menos importante, o curso de Sistemas de Informação foca nas organizações e na automatização empresarial. Um Sistema de informação pode ser descrito como um sistema automatizado(ou não) conectando máquinas/equipamentos e pessoas de modo a controlar, processar, transmitir e distribuir informação(dados) para o usuário ou cliente. O profissional de SI irá aprender mais especificamente sobre bancos de dados, estruturas de algoritmos, diagramas UML, desenvolvimento e outras disciplinas.

Bom, passamos pelos 3 cursos mais conhecidos sobre computação. Espero ter auxiliado um pouco ao tentar descrevê-los. Se esqueci de algum detalhe ou tiverem alguma sugestão, deixem um comentário! Termino este post com uma lista para fixar a respeito dos cursos e um link do MEC sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Computação. 😉

  • Ciência da Computação – Atuação ampla, hardware, software, modelos teóricos matemáticos que fundamentam a Computação;
  • Sistemas de Informação – Aplicação da Computação nas organizações;
  • Engenharia da Computação – Foco no estudo da física e eletricidade no desenvolvimento de componentes de hardware e automação industrial

Comentários

comentários

Share this post

No comments

Add yours