Algoritmos e Estruturas de Dados

Certamente quem já estudou ou já está trabalhando com desenvolvimento já viu e ouviu falar desse assunto. Quando estamos começando a aprender sobre programação, o tópico Algoritmos e Estrutura de dados é parada obrigatória para entender melhor sobre a manipulação de dados. Mas afinal de contas, qual a definição então?

Estruturas de dados é um modo especifico de armazenar e organizar os dados para serem utilizados posteriormente. A organização e a disposição desses dados no computador vai depender do modo que estes dados serão utilizados e a aplicação dos mesmos. Os dados devidamente organizados e ordenados diminuem o espaço ocupado pela memória RAM, além de tornar o código-fonte do programa mais enxuto e simplificado. As estruturas de dados podem ser homogêneas e heterogêneas,  as estruturas homogêneas abrigam o somente dados do mesmo tipo, e as heterogêneas dados de diferentes tipos. Ou seja, Numa estrutura homogênea podemos guardar por exemplo números em uma gaveta e letras em outra gaveta separada. Já na estrutura heterogênea é possível guardar números, letras, hieróglifos, psicografia na mesma gaveta. Algoritmos e estruturas de dados estão estreitamente ligados, pois, utilizamos um algoritmo para ordenarmos as estruturas de dados(algoritmos de ordenação).

Um algoritmo é uma sequencia de instruções bem definidas que devem ser executadas em um período finito de tempo e com um esforço finito também. Uma outra definição menos formal é que o algoritmo é como uma receita de bolo, onde temos as instruções bem definidas de como fazer um bolo, os ingredientes(poderíamos dizer que são nossos dados) e um tempo de preparo finito. Durante a execução da receita, as vezes temos que repetir alguns passo(iterações) e fazer decisões(condicionais) para que tenhamos sucesso ao fazer o bolo. Sem a receita o bolo não seria feita de forma correta ou nem existiria bolo para contar história.

Abaixo temos uma lista de algumas estruturas de dados. Iremos rever essas estruturas em outros posts e explicar um pouco mais sobre elas. Após conhecermos sobre esses estruturas, iremos aprofundar sobre como organizar esses dados com a ajuda dos algoritmos.

Algumas estruturas de dados:

  • Vetores(Array)
  • Lista
  • Fila
  • Pilha
  • Árvores
  • Grafo
  • Tabela Hash

Fiquem ligados para a explicação de cada uma delas e até a próxima! :)

Comentários

comentários

Share this post

No comments

Add yours